A assessoria de imprensa da Copel divulgou nota de esclarecimento sobre a possível compra pela Copel dos 60% de participação acionária da El Paso na Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA). O governador Roberto Requião vai ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para tratar da compra.
Leia a íntegra da nota de esclarecimento:
"Com relação ao noticiário do portal OndaRPC sobre as negociações para a compra, pela Copel, dos 60% de participação acionária da El Paso na UEGA Usina Elétrica a Gás de Araucária, gostaríamos de oferecer algumas informações complementares para o correto entendimento do assunto.
"O Governo do Paraná e a Copel mantêm com a El Paso discussões em fôros judiciais e arbitrais, no Brasil e no exterior, em torno dos contratos relacionados à usina e também à aquisição da eletricidade produzida.
"A manutenção desse litígio, sem data certa para decisão definitiva, por si só já significa um pesado ônus para a Copel e por extensão à sociedade, além de representar pesado risco empresarial para a Companhia.
"Um acordo nos termos do que vem sendo conduzido pela Copel e El Paso vai atender integralmente ao interesse público por solucionar um impasse que se arrasta há mais de três anos. Além disso, dará condições para que a usina, que nunca operou, possa receber as adequações necessárias e produzir eletricidade, gerando receitas à estatal.
"Empresarialmente, o risco da Copel vai cair significativamente, refletindo na cobrança de taxas menores na captação de recursos no mercado (spread) em eventuais operações futuras.
"Por fim, cumpre esclarecer que o protocolo de entendimentos firmado em 17 de fevereiro pela Copel com a El Paso objetivando a compra de sua participação no capital da UEGA está sob análise e deve gerar um acordo definitivo que tem previsão de ser assinado até o próximo dia 30 de abril."
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast