A Companhia Paranaense de Energia venceu o último lote do leilão de linhas de transmissão de energia organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa ofereceu um deságio de 38,14% pelo lote I depois de ter obtido o lote A com desconto de 35,91% sobre a Receita Anual Permitida (RAP).
O lote I corresponde a uma subestação em Cerquilho (SP). A RAP era de 5,261 milhões de reais e a proposta da Copel foi de 3,25 milhões de reais. O lote teve nove grupos habilitados e oito propostas.
Segundo a Aneel, a subestação vai reforçar o atendimento elétrico na região sudoeste do Estado de São Paulo, que vem apresentando desenvolvimento superior ao esperado e incorporando novas atividades do setor industrial.
Já o lote A envolve linha de transmissão entre Araraquara e Taubaté (SP) com 356 quilômetros de extensão. A linha permitirá o escoamento pleno da energia proveniente das usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) aos principais centros de carga do Sudeste.
O leilão promovido pela Aneel foi o primeiro envolvendo transmissão de energia elétrica em 2010. A venda inclui concessões de quatro linhas de transmissão que totalizam 708 quilômetros e 11 subestações, divididos em nove diferentes lotes. Os investimentos previstos são da ordem de 700 milhões de reais.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast