O consumo de energia elétrica no mercado cativo da Copel formado por 3,97 milhões de unidades consumidoras, incluindo clientes residenciais, comerciais, industriais e rurais cresceu 4% no primeiro semestre deste ano em comparação a idêntico período de 2011.
Entre janeiro e junho deste ano, esse mercado absorveu 11,671 milhões de MWh (megawatts-horas) de eletricidade. O aumento da demanda por energia na indústria paranaense (2,1%) foi um dos principais responsáveis pelo incremento, uma vez que a classe representa um terço do mercado cativo.
Entre os setores industriais, as áreas de edição e impressão, refino de petróleo, madeira e alimentos puxaram o crescimento. Os consumidores comerciais e residenciais registraram aumento na demanda por eletricidade de 4,3% e 4,6%, respectivamente.
Nestes setores, a alta no consumo de energia foi puxada pelo crescimento nas vendas do comércio varejista e pela continuidade do movimento de expansão do crédito e da renda. A classe rural teve expansão de 8,7%, em decorrência, principalmente, do aumento das exportações do agronegócio paranaense.