O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que decisões futuras sobre a taxa básica de juros serão tomadas com base em todos os dados disponíveis até a data da reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom), que ocorre na próxima semana.
Um indicador apresentado pelo BC na última quarta mostrou que a economia parou de crescer em maio, após 16 meses de expansão. Outros dados do mês de junho confirmam a desaceleração. Diante dos números, o mercado financeiro começou a rever para baixo a previsão de alta dos juros até o fim do ano.
Ontem, Meirelles afirmou, pelo segundo dia seguido, que o Copom não toma decisões com antecedência. "O Copom se reúne a cada 45 dias exatamente para levar em conta todos os dados econômicos relevantes que são divulgados entre as suas reuniões. Por isso sempre deixamos claro que as decisões não são tomadas previamente", afirmou. Questionado sobre as previsões do mercado financeiro, disse que compete a eles julgar se estão sendo levados em consideração todos os dados disponíveis.