Em sua última reunião deste, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a taxa Selic em meio ponto percentual, para 13,25% ao ano, o menor nível histórico da taxa.
A nota divulgada pelo BC logo após o anúncio da redução diz que "avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 13,25% ao ano, sem viés".
A decisão não foi unânime, já que houve cinco votos a favor de uma redução de 0,50 ponto e três favoráveis a um corte de 0,25 ponto percentual.
Na reunião anterior, do dia 18 de outubro, a redução foi de 0,50 ponto percentual, o que levou a taxa para 13,75%, na ocasião.
Este foi o 12º corte seguido, totalizando 6,50 pontos percentuais de queda nos juros anuais, desde o início do processo de desaperto monetário (quando o Banco Central começou a reduzir a taxa básica de juros), em setembro de 2005.
Nesta quarta-feira, a Fundação Getúlio Vargas informou que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), registrou alta de 0,75% em novembro, superior à taxa de 0,47% registrada em outubro.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast