Os Correios começam a vender nesta segunda-feira (6) chips de celular pré-pago de sua operadora própria, a Correios Celular. O novo serviço da estatal conta com a parceria da EUTV, prestadora de Serviço Móvel Pessoal (SMP), responsável pela infraestrutura de telecomunicações, que usa a rede da TIM e sistemas próprios para disponibilizar o sinal.
Por enquanto, só 12 agências de São Paulo venderão os chips. A unidade custará R$ 10 e as recargas mensais serão de R$ 30. As próximas cidades que venderão as linhas são Brasília e Belo Horizonte. Até o fim do ano a venda chegará a 3,6 mil municípios. O objetivo é ter 500 mil chips ativos até dezembro e 8 milhões em cinco anos.
“É uma forma de diversificação de receitas”, disse Guilherme Campos, presidente dos Correios, durante o lançamento do serviço em São Paulo, admitindo que a nova “receita não deve ser suficiente para suprir o déficit bilionário” da empresa estatal.
Pelas estimativas do executivo, neste ano a Correios Celular deve contribuir com R$ 14 milhões de faturamento. Para 2018, esse número deve saltar para R$ 60 milhões. Em cinco anos a estimativa é chegar a, no mínimo, R$ 300 milhões.
Ion Moreira, presidente da EUTV, salientou diversas vezes que o produto desenhado pela sua empresa para os Correios foi feito para as “camadas mais baixas de renda, mas também para os jovens que querem economizar”. “Nossa parceria com os Correios vai promover a efetiva universalização dos serviços móveis no país”, garantiu.
Inicialmente só serão disponibilizadas recargas de R$ 30, mas segundo ele, o objetivo é flexibilizar os valores ao longo do tempo. A recarga de R$ 30 possibilita ao usuário 100 minutos de ligações de voz para qualquer celular, fixo ou DDD, ou 100 SMS; 30 dias de internet móvel em 3G OU 4G, dependendo da disponibilidade da região; e uso de mensagens de texto e de voz pelo WhatsApp sem descontar da franquia da internet.
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