Quem enviar encomendas nacionais terá de informar o CPF ou CNPJ em todos os pacotes. A exigência dos Correios passará a ser obrigatória a partir da próxima quinta-feira, 1º de setembro. Os embrulhos que não tiverem os dados não serão aceitos pelos atendentes da empresa. A ideia é que as encomendas possam ser rastreadas pelo CPF do remetente.
Até o momento, alguns marketplaces já cobravam esses dados para que os vendedores pudessem encaminhar os produtos aos compradores, mas agora será exigido de qualquer pessoa que deseje enviar um item por meio dos Correios.
Apesar da exigência, os Correios informaram à Agência Brasil que os dados não estarão expostos nas etiquetas e que serão inseridos nos sistemas de atendimento, como já ocorre com remessas internacionais.
Segundo os Correios, a medida prevê também que a nota fiscal do produto ou a declaração de conteúdo seja anexada nos pacotes das encomendas nacionais. A empresa informou que a exigência está de acordo com os protocolos do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Se um estrangeiro for enviar uma encomenda no Brasil, o pacote deverá trazer o número do passaporte, caso ele não tenha CPF ou CNPJ.
Oposição vê “farol de esperança” em ação contra Moraes nos Estados Unidos
Moraes multa X em R$ 8 milhões e desativada conta na rede; acompanhe o Sem Rodeios
Marco Aurélio Mello diz que Bolsonaro deveria ser julgado na 1ª instância e não no STF
Monte Castelo, 80 anos: cinco razões para celebrar a participação do Brasil na Segunda Guerra
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast