De acordo com o líder interino do governo do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), o tema do corte de gastos apareceu na reunião entre o presidente Lula (PT) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas ficou em segundo plano.
Lula e Pacheco estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (13). Ao sair do encontro, Alencar disse a jornalistas que os presidentes trataram, principalmente, de mudanças nas agências reguladoras e da sucessão no Congresso Nacional.
Segundo Alencar, o assunto do corte de gastos até apareceu, mas não foi aprofundado.
O fato de o tema do corte de gastos ter ficado em segundo plano reforça a expectativa de que o anúncio do pacote de medidas prometido pelo governo deve ficar para depois do encontro do G20.
Negociações
Na segunda-feira (11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse esperar o anúncio do pacote de corte de gastos para esta quarta-feira (13).
O ministro também afirmou que mais um ministério da Esplanada será atingido. Ele, no entanto, não revelou qual pasta será afetada.
Embora não tenha revelado qual ministério deve ser incluído no pacote de ajuste fiscal, Haddad afirmou que será de outra área além do social, que teve as reuniões de negociação finalizadas no fim de semana.
Os ministros que cuidam de benefícios como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o seguro-desemprego vêm travando as negociações há mais de duas semanas.
Mais cedo, nesta quarta, Haddad conversou com o ministro da Defesa, José Mucio, por cerca de uma hora e meia para tratar dos cortes. À tarde, o presidente Lula tem uma reunião com Mucio.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast