Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Parceria

Cosméticos Racco e softwares da Positivo juntos, na porta da sua casa

Você abre a porta de sua casa para aquela consultora de cosméticos que conhece há bastante tempo, pensando em comprar um hidratante ou um batom. E que tal adquirir também um produto que não vai fazer parte da sua nécessaire? Hoje isso é possível. Nos catálogos da Racco, empresa paranaense de cosméticos, há uma promoção de Natal na qual a cliente que adquirir alguns produtos pode levar um jogo educacional da Positivo Informática com desconto. A parceria, que vale apenas neste mês, é um teste para a Positivo conferir a força da comercialização porta a porta.

Se os resultados forem positivos, o grupo paranaense de informática poderá adotar o trabalho de consultoras para vender seus produtos. A Racco, que tem 350 mil consultoras espalhadas em todo o Brasil, é bastante cautelosa quanto a uma futura parceria. "Até agora o que fizemos foi apenas uma operação de compra. Adquirimos um certo número de softwares para uma promoção casada de Natal. Não houve nenhuma outra negociação", conta o gerente de marketing da Racco, Anderson Portes. Ele diz que um acordo desse tipo não está nos planos da empresa, por enquanto. "Mas no mundo dos negócios apenas uma coisa é certa: tudo pode mudar", observa.

A diretoria da Positivo Informática está animada com o teste da venda porta a porta. O relatório financeiro do terceiro trimestre destaca o acordo firmado com a Racco. "Estamos explorando novos canais de distribuição. Vamos esperar os resultados do desempenho das vendas da promoção de Natal para analisar a possibilidade de continuar a parceria", diz o vice-presidente de tecnologia educacional da Positivo Informática, André Caldeira. Segundo ele, os primeiros sinais são muito bons, mas ainda é cedo para falar de novas ações semelhantes.

No terceiro trimestre deste ano, as despesas operacionais da Positivo Informática cresceram 88% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, atingindo R$ 60,4 milhões. Grande parte desse valor (91,1%) foi despesa com vendas (computadores, laptops e softwares). Mas o comércio porta a porta não é uma estratégia da Positivo para reduzir as despesas nessa área, afirma Caldeira. "Queremos só maximizar o potencial de um canal de comercialização no qual ainda não atuávamos. Não estamos substituindo canais. Não só a parte de software, mas todo o grupo tem uma parceria forte com o varejo, tanto lojas físicas como on-line." No terceiro trimestre do ano, o lucro líquido da companhia atingiu R$ 58,7 milhões (alta de 92,5%). No acumulado entre janeiro a setembro, o lucro foi de R$ 181,3 milhões, cerca de 80% superior ao mesmo período de 2006.

Os jogos educacionais oferecidos pelas consultoras da Racco são da marca Disney, que a Positivo distribui com exclusividade no Brasil. Para Caldeira, o produto tem características que combinam com a comercialização porta a porta. "O software é pequeno, fácil de transportar. Com a penetração maior de computadores nas classes C e D, há um aumento no número de famílias propensas a usar computador não só para o trabalho como para entretenimento e é aí que entramos."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.