Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado

CPUs estão por fora. A moda agora é all in one

Pavilion MS 200: é da HP, mas a tela não é sensível | Fotos: Divulgação
Pavilion MS 200: é da HP, mas a tela não é sensível (Foto: Fotos: Divulgação)

Até há pouco, um PC era um conjunto formado por CPU, monitor e acessórios, incluindo aí mouse e teclado. Era. Se não bastassem os notebooks para quebrar essa fórmula, novas máquinas estão chegando ao mercado com tudo junto, num bloco só. É o conceito all in one, antes explorado apenas pela Apple, que está chegando com força na safra de computadores cujo desembarque nas lojas acontece neste fim de ano.

Quase todas as principais marcas presentes no mercado brasileiro já têm pelo menos um modelo. O primeio a aparecer por aqui foi Touchsmart, da HP, ainda no ano passado. Custando a partir de R$ 6.500,00, ele não ensusiasmou muito o usuário. O mesmo aconteceu com o all in one da linha Vaio, da Sony.

A diferença dos computadores que estão chegando ao mercado agora está no preço e no software. Quem inaugurou a tendência foi a Positivo, cujo Union Tudo em Um (a empresa preferiu traduzir e tornar acessível às massas o jargão da indústria) foi apresentado em setembro. O modelo mais simples custa R$ 999,00.

Na semana passada, duas empresas anunciaram novos modelos para essa área. A pioneira HP anunciou os Pavilion MS 200, de seus primeiros computadores all in one "non touch" – ou seja, sem tela sensível ao toque. A empresa também mostrou o novo modelo do Touchsmart, com monitor multi touch.

O MS 200 chega com Windows 7 e em três versões, duas para consumidor final e outra para empresas, ambas com processador AMD de núcleo duplo. O monitor LCD é de 18,5 polegadas, e o aparelho inclui webcam, microfone e rede wireless integrados.

Já a chinesa Lenovo está fazendo com o IdeaPad all in one sua estreia no mercado brasileiro de desktops. O C300 vem com tela de 20 polegadas, processador Intel Atom Dual Core, 3 GB de memória RAM, Windows 7 Home Basic e disco rígido de 320 GB. O preço começa com R$ 1.999,00.

A outra razão da popularidade dos all in one está no Wndows 7. O novo sistema operacional da Microsoft foi criado para ter uma boa interação com telas sensíveis ao toque – e essa é a cereja do bolo dos all in one. Pena que, para reduzir os preços, muitos dos micros lançados no mercado brasileiro deixem de fora essa possibilidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros