Pavilion MS 200: é da HP, mas a tela não é sensível| Foto: Fotos: Divulgação

Até há pouco, um PC era um conjunto formado por CPU, monitor e acessórios, incluindo aí mouse e teclado. Era. Se não bastassem os notebooks para quebrar essa fórmula, novas máquinas estão chegando ao mercado com tudo junto, num bloco só. É o conceito all in one, antes explorado apenas pela Apple, que está chegando com força na safra de computadores cujo desembarque nas lojas acontece neste fim de ano.

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Quase todas as principais marcas presentes no mercado brasileiro já têm pelo menos um modelo. O primeio a aparecer por aqui foi Touchsmart, da HP, ainda no ano passado. Custando a partir de R$ 6.500,00, ele não ensusiasmou muito o usuário. O mesmo aconteceu com o all in one da linha Vaio, da Sony.

A diferença dos computadores que estão chegando ao mercado agora está no preço e no software. Quem inaugurou a tendência foi a Positivo, cujo Union Tudo em Um (a empresa preferiu traduzir e tornar acessível às massas o jargão da indústria) foi apresentado em setembro. O modelo mais simples custa R$ 999,00.

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Na semana passada, duas empresas anunciaram novos modelos para essa área. A pioneira HP anunciou os Pavilion MS 200, de seus primeiros computadores all in one "non touch" – ou seja, sem tela sensível ao toque. A empresa também mostrou o novo modelo do Touchsmart, com monitor multi touch.

O MS 200 chega com Windows 7 e em três versões, duas para consumidor final e outra para empresas, ambas com processador AMD de núcleo duplo. O monitor LCD é de 18,5 polegadas, e o aparelho inclui webcam, microfone e rede wireless integrados.

Já a chinesa Lenovo está fazendo com o IdeaPad all in one sua estreia no mercado brasileiro de desktops. O C300 vem com tela de 20 polegadas, processador Intel Atom Dual Core, 3 GB de memória RAM, Windows 7 Home Basic e disco rígido de 320 GB. O preço começa com R$ 1.999,00.

A outra razão da popularidade dos all in one está no Wndows 7. O novo sistema operacional da Microsoft foi criado para ter uma boa interação com telas sensíveis ao toque – e essa é a cereja do bolo dos all in one. Pena que, para reduzir os preços, muitos dos micros lançados no mercado brasileiro deixem de fora essa possibilidade.