A Comissão Internacional de Comércio (ITC, da sigla em inglês) dos Estados Unidos abriu uma investigação para avaliar se o tocador de músicas digitais iPod, da Apple Computer, viola uma patente da Creative Technology, informou a rival asiática da empresa de Steve Jobs nesta quarta-feira.
A fabricante de produtos eletrônicos Creative deu entrada em um pedido de investigação alegando que a Apple importou tecnologia para os Estados Unidos e passou a vender modelos de iPod que infringem a patente "Zen", interface para usuários criada pela Creative para os players de MP3 "Nomad" e "Zen".
A empresa, sediada em Cingapura, pediu que a ITC determine uma intervenção permanente e ordene que a Apple suspenda as vendas. Representantes da empresa americana de Steve Jobs não quiseram comentar o ocorrido.
A Creative informou que o caso será encaminhado ao juiz da Lei de Administração Paul Luckern, que deverá comandar uma série de audiências para, então, definir se houve violação de direitos autorais. A expectativa é que a comissão conduza a avaliação por até 15 meses após o início das investigações.