A Comissão Internacional de Comércio (ITC, da sigla em inglês) dos Estados Unidos abriu uma investigação para avaliar se o tocador de músicas digitais iPod, da Apple Computer, viola uma patente da Creative Technology, informou a rival asiática da empresa de Steve Jobs nesta quarta-feira.
A fabricante de produtos eletrônicos Creative deu entrada em um pedido de investigação alegando que a Apple importou tecnologia para os Estados Unidos e passou a vender modelos de iPod que infringem a patente "Zen", interface para usuários criada pela Creative para os players de MP3 "Nomad" e "Zen".
A empresa, sediada em Cingapura, pediu que a ITC determine uma intervenção permanente e ordene que a Apple suspenda as vendas. Representantes da empresa americana de Steve Jobs não quiseram comentar o ocorrido.
A Creative informou que o caso será encaminhado ao juiz da Lei de Administração Paul Luckern, que deverá comandar uma série de audiências para, então, definir se houve violação de direitos autorais. A expectativa é que a comissão conduza a avaliação por até 15 meses após o início das investigações.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast