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Crédito mais restrito reduziu vendas de carros

Pátio de veículos na região de Curitiba: efeitos da inadimplência sobre o crédito dificultam o “escoamento” da produção | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Pátio de veículos na região de Curitiba: efeitos da inadimplência sobre o crédito dificultam o “escoamento” da produção (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

O aumento na restrição ao crédito para o financiamento de veículos, em razão da elevação da inadimplência, foi o grande responsável pela queda das vendas do setor em abril. A avaliação é do presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flávio Meneghetti. Para ele, os efeitos da inadimplência sobre o crédito podem ter atingido o ápice no mês passado. Segundo ele, a tendência para os próximos meses é de um cenário melhor.

"Houve uma nova classe média que surgiu e que passou a ter novas condições de consumo. O que talvez tenha acontecido é que, nos anos de 2009 e 2010, os critérios de crédito estavam um pouco mais frouxos e essa nova classe não estava acostumada a consumir neste nível", comentou Meneghetti, lembrando o alto custo que um indivíduo tem para manter um carro, além de grande número de parcelas de financiamento. "Esta nova classe média está agora aprendendo a conviver com isso e, pelas expectativas que temos por meio de dados da Febraban [Federação Brasileira de Bancos], este problema tende a diminuir", afirmou.

A Fenabrave divulgou ontem que as vendas de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) recuaram 14,2% em abril ante o mês anterior e 10,8% na comparação com abril de 2011. Com o resultado, os emplacamentos dos primeiros quatro meses de 2012 diminuíram 3,4% ante o mesmo período do ano passado.

"A inadimplência está no pico", destacou Meneghetti. "Mas a tendência é diminuir, até porque a massa salarial continua crescendo, os juros internos estão caindo e isso tudo faz com que os orçamentos das famílias fiquem um pouco mais folgados."

A Fenabrave informou também que revisou para baixo, de 4,5% para 3,5%, a projeção de crescimento para as vendas de automóveis e comerciais leves em 2012. Segundo estimativas da consultoria MB Associados para a entidade, o total de veículos vendidos neste ano deverá somar 3.545.584 unidades.

Melhora

Para Meneghetti, a tendência é de que o segundo semestre de 2012 seja melhor para o segmento de veículos do que o primeiro. É justamente esse sentimento, amparado numa projeção de crescimento de 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que faz a Fenabrave acreditar que as vendas de automóveis e comerciais leves ainda vão crescer 3,5% no ano.

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