O financiamento de veículos continua aquecido. O saldo das carteiras de leasing e crédito direto ao consumidor (CDC) para a compra financiada de automóveis pelas pessoas físicas fechou março em R$ 163,1 bilhões, um crescimento de 12,4% em relação ao mesmo mês de 2009. Considerando apenas o CDC, a expansão foi ainda maior, de 25,2%, para R$ 101,9 bilhões. Já a carteira de leasing apresentou queda de 3,9%, saindo de R$ 63,6 bilhões em março do ano passado para R$ 61,2 bilhões, segundo dados divulgados esta manhã pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).
A Anef prevê que as carteiras de leasing e CDC deverão encerrar 2010 com crescimento de 10% a 15% sobre os volumes de 2009, com saldo da carteira chegando a um valor entre R$ 173 bilhões e R$ 180 bilhões. Nos primeiros três meses do ano, o CDC foi a modalidade mais utilizada pelos consumidores para a aquisição financiada de veículos e comerciais leves, representando 40% do total vendido, segundo a Anef. As vendas a prazo por meio de leasing correspondem a 16%, o consórcio por 6% e as vendas à vista ficaram em 38%.
No crédito, a taxa média de juros praticada pelos bancos das montadoras associados à Anef caiu, encerrando março em 1,40% ao mês (equivalente a 18,16% ao ano), ante 1,63% ao mês (ou 21,41% ao ano) registrado no mesmo período de 2009. Em comparação a fevereiro de 2010, a taxa se mantém estável. O levantamento da Anef também aponta queda na inadimplência acima de 90 dias para as operações de CDC. O índice ficou em 4% em março ante 5% no mesmo mês do ano passado. Na média, o prazo para financiamento de veículos ficou em 43 meses ante 40 meses de uma ano atrás.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast