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VAREJO

Crédito restrito não intimida lojas para o Natal

Confira as promoções nos principais shoppings de Curitiba |
Confira as promoções nos principais shoppings de Curitiba (Foto: )
Movimento no Shopping Mueller: algumas lojas já estão vendendo 50% a mais que na mesma época de 2009 |

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Movimento no Shopping Mueller: algumas lojas já estão vendendo 50% a mais que na mesma época de 2009

As recentes medidas do Banco Central – que restringiram o crédito e, consequentemente, reduziram o dinheiro disponível para empréstimos – não diminuíram o otimismo do comércio para o Natal. De acordo com a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Federação Comercial do Paraná (Fecomércio-PR), a estimativa é o aumento de 10% a 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

"Mesmo com as medidas que vão resultar em R$ 60 bilhões de redução no meio circulante, a expectativa de crescimento continua. O consumidor já tinha separado o dinheiro para as compras de Natal", diz o economista Vamberto Santana, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR).

"O Natal será muito bom. Dificilmente o consumidor recua das compras nesta época do ano, ainda mais com o grande apelo de marketing que existe. Acredito que ninguém vai deixar de fazer suas compras por causa do aumento dos juros", ressalta o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida.

O ânimo dos comerciantes foi alimentado pelas ótimas vendas do Dia da Criança, considerado um termômetro para o Natal. O faturamento na data comemorativa su­­pe­­rou o do Dia das Mães e foi a o me­­lhor momento do varejo neste ano.

Embora para a maioria o Natal deva ser dos mais gordos, alguns segmentos devem sofrer retração nas vendas, na opinião do presidente da ACP, Edson José Ramon. Segundo ele, as restrições ao crédito serão sentidas principalmente pelo varejo de automóveis. "Vestuário, brinquedos e decoração terão crescimento. As vendas de veículos e alguns eletrodomésticos serão afetadas imediatamente. A previsão é de queda entre 20% e 30%."

Para Santana, do Corecon-PR, as medidas anunciadas pelo BC terão algum efeito sobre o consumidor somente no início de 2011. "Os efeitos devem ocorrer em janeiro e fevereiro, quando as pessoas se programam para pagar IPVA, IPTU, matrícula na escola e material escolar, entre outras contas. Nessa época as pessoas vão pensar que não podem gastar, e vão direcionar os recursos para os novos compromissos", diz Santana.

Almeida, da Serasa Experian, avalia que o novo ano pode chegar com altos índices de endividamento – e nem as medidas governamentais serão capazes de reverter esse quadro, diz. "Parte dos consumidores já está endividada, principalmente com a compra do carro e imóvel. As novidades não evitam o problema."

Meta superada

A pouco menos de 20 dias do Natal, comerciantes já comemoram o o aumento das vendas. Na loja Makenji no shopping Mueller, a meta estipulada é vender 30% mais que na mesma data do ano passado. "Já estamos com índice de 50% de alta. Com certeza vamos superar a meta e teremos um excelente Natal", afirma o gerente da loja, Leonel Milani.

Apesar da possibilidade de pagamento em até dez vezes, a maioria dos clientes opta pelo pagamento à vista. "No máximo, parcelam em três vezes", destaca Milani. O tíquete médio de compra na Makenji é de R$ 220.

Na loja Tuteti, no mesmo shopping, a expectativa é de aumento de 20% nas vendas. "Estamos com fluxo grande por causa dos acessórios, produtos bastante procurados para presentear no amigo secreto ou um colega de trabalho. O valor não é muito significativo e a pessoa acaba levando uns 15 presentes", destaca a gerente da loja, Rosinei Lombardo Patti.

Promoções

Os shopping centers brasileiros esperam aumento de 15% nas vendas. De acordo com a Abrasce, que representa o setor, o aumento da massa salarial dos brasileiros e a abertura de novos empreendimentos justificam a expectativa.

Na disputa pelos consumidores, os shoppings de Curitiba realizam várias promoções (veja quadro nesta página). A maioria é no modelo tradicional – compras de determinado valor dão direito a cupons para concorrer a sorteios de carros, motos e iPads, entre outros.

Após cinco anos, a ACP voltou a fazer uma promoção de Natal. Serão sorteados um automóvel, duas motos, televisores, e outros prêmios. Para concorrer, o consumidor precisa comprar nas lojas identificadas com cartazes da campanha. Cada R$ 50 em compras dão direito a um cupom.

* O sorteio do Shopping São José acontece no dia 10 de janeiro, ao contrário do que informa o box Promoções.

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