A partir do ano que vem, a São Paulo Alpargatas S.A. deve colocar em prática ações que garantam maior sustentabilidade ao seus negócios. "Todo produto deverá ter uma redução de massa de 10% em relação a este ano", diz o presidente Márcio Utsch. A idéia é não só poupar matéria-prima, mas principalmente energia e recursos naturais. "Às vezes o novo produto, mais leve, é até mais caro", afirma.
A idéia de sustentabilidade ambiental, segundo o executivo, não é novidade dentro da Alpargatas. "Borracha é uma matéria altamente poluente, mas nossas fábricas não poluem. Já excedemos a recomendação mínima da lei, estamos muito além do que seria o mínimo."
Ainda dentro do contexto de sustentabilidade, foi criado, há três anos, o Instituto Alpargatas que trabalha com 37 escolas públicas no país, sob o slogan "Educação através do esporte". Segundo Utsch, o instituto investe na melhoria das instalações da escola, principalmente em quadras esportivas, e na capacitação de professores. Em outra frente, o instituto incentiva a prática de esportes entre aqueles alunos que alcançam a média mínima estabelecida pela escola. Segundo ele, o projeto atinge cerca de 38 mil alunos da rede pública. (FL)