Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trabalho

Criação de emprego bate recorde em agosto

O Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) registrou em agosto a abertura de 239.123 empregos com carteira assinada no país. Esse resultado é o melhor para meses de agosto da série histórica do indicador, iniciada em 1992. No acumulado do ano, a criação de postos de trabalho atingiu 1,803 milhão. O resultado também é um recorde histórico.

Apenas o setor da agricultura registrou demissões de trabalhadores com empregos formais no mês de agosto. Segundo o Caged, o setor demitiu 4.995 pessoas por motivos sazonais relacionados à entressafra no centro-sul do país. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ressaltou, no entanto, que a queda foi menor do que em agosto de 2007, quando a agricultura demitiu 30.806 trabalhadores. "O ano de 2008 está sendo tão forte, tão atípico, que o homem do campo está preferindo manter o seu trabalhador e diversificar as culturas", disse Lupi. O ministro afirmou também que a expectativa é de que sejam gerados mais de 2 milhões de empregos formais em 2008.

O setor de serviços foi o que mais contribuiu, com a abertura de 95.191 novos postos de trabalho. A indústria de transformação criou 54.576 novos empregos formais, enquanto o comércio contribuiu com 54.159 novos postos. Outro destaque é que, pela primeira vez no ano, a geração do emprego nas regiões metropolitanas superou a abertura de postos de trabalho no interior. Foram 97.298 novos empregos formais nas nove áreas metropolitanas, saldo recorde para o mês de agosto. No interior, a geração de emprego somou 77.184.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.