Shoppings contam com liquidação e frio
Comerciantes de shopping centers não estão tão seguros de que as vendas para o Dia dos Pais possam bater o Dia das Mães, tradicionalmente mais presenteadas. Mas, com as promoções de inverno que já estão nas lojas, pretendem buscar a equivalência.
A disputa do varejo pelo dinheiro extra que filhos e filhas colocarão no mercado até domingo, Dia dos Pais, resultou em estratégias de promoção criativas. Algumas formuladas por segmentos do comércio em que poucos pensariam em procurar presente para a comemoração.
Para aparecer bastante no coração comercial de Curitiba, a Brasil Telecom encomendou um boneco chamado "Paizão", no estilo das alegorias do Carnaval de Olinda. O objetivo é ousado: vender planos pré e pós-pagos a ponto de assumir a liderança de vendas no estado a partir deste mês, segundo o gerente para mercado consumidor da operadora no Paraná, Irapuã de Assis. "Usamos o boneco por seu impacto visual e por ser um elemento da cultura popular." Entre as ofertas divulgadas estão gratuidade de aparelhos e em ligações para números de outras operadoras e a partir de orelhão.
Para filhos que queiram presentear e ao mesmo tempo sugerir uma mudança de comportamento, a academia Companhia Athletica criou um cartão-presente de mensalidade. Os cartões custam a partir de R$ 199 por mês. O preço é válido para pacote de seis meses, para fidelizar o cliente. "Se vendermos meses 'picadinhos' não vale tanto a pena", explica o gerente técnico da academia, André Leme.
Preocupada com a saúde da mãe de 66 anos, a administradora Vanessa Sanches arriscou no último Dia das Mães, comprou um pacote de seis meses. Ela recomenda o "empurrãozinho". "Antes ela estava resistente em fazer ginástica, e agora vai à academia três vezes por semana."
Repense a decisão se você considerou o salão de beleza como o último lugar para procurar um presente de Dia dos Pais. A rede Lady&Lord oferece um brinde como estímulo: serviços a partir de R$ 50 valem uma "quick massage" para os pais. O salão tem ainda uma dica para filhos de pais vaidosos: o xampu Color Violet combate o efeito amarelado e envelhecido dos cabelos grisalhos.
A confiança em estratégias como essas leva comerciantes a esperar faturamento superior ao Dia das Mães e dos Namorados, de acordo com a pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, que ouviu quase mil empresários. No fim de semana passado, as vendas já subiram quase 4% no país em relação ao mesmo período do ano passado.
A sondagem revela que a metade dos empresários espera aumentar o faturamento, com destaque para as grandes empresas. A Região Sul se mostrou menos confiante: 41% dos comerciantes esperam alta de faturamento e 46%, estabilidade. O mesmo porcentual espera vender mais em quantidade.
A aposta é que roupas e acessórios liderem as vendas (41%), seguidas por celulares (34%), com menos perspectivas para eletrônicos (8%), perfumaria (6%) e cd/dvd (3%).
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