Atualizado em 04/08/06 às 12h15

CARREGANDO :)

A crise da Varig atingiu o principal ponto turístico do Paraná: caiu o movimento de turistas em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o que preocupa as autoridades do setor.

Segundo dados da Infraero, em Foz do Iguaçu, antes do início da crise na Varig, o número de embarques diários era de 1,2 mil pessoas. Hoje, com a desativação das cinco linhas desde o dia 20 de julho, esse total caiu para apenas 800 e, a partir de segunda-feira, deve cair mais 10%.

Publicidade

É que, para atender linhas abandonadas pela Varig em outras regiões do país, outra companhia vai cancelar um vôo para Foz a partir de segunda-feira. E vai também alterar alguns horários de vôos.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz, Paulo Angeli, no ano passado as três empresas aéreas transportaram até Foz aproximadamente 600 mil passageiros. Desse total, 200.289 viajaram pela Varig, o que representou 44% do mercado.

Agora, com todos esses problemas, a cidade poderá deixar de receber neste ano 200 mil turistas.

Carta de alerta

A redução de quase mil vagas por dia nos aviões que chegam ou saem da cidade fez o Conselho de Turismo convocar uma reunião extraordinária. Nos próximos dias deve ser encaminhada às companhias aéreas uma carta de alerta.

Publicidade

Veja a entrevista com Paulo Angeli na reportagem em vídeo

Veja também
  • Varig terminará o ano com mais de 5.000 funcionários, diz VarigLog
  • Juiz não acolhe decisão de bloqueio dos recursos para pagamento de dívidas trabalhistas
  • Varig diz já ter entregado nova malha aérea. Anac não confirma
  • Balcões da Varig serão distribuídos às concorrentes
  • TAM anuncia contratação de 205 ex-aeronautas da Varig