Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Geração

Crise nos reservatórios vira oportunidade para distribuidoras de gás

As distribuidoras de gás natural canalizado vislumbram na crise dos reservatórios uma oportunidade para avançar em um nicho do mercado dominado pelas elétricas: o atendimento das necessidades energéticas de grandes indústrias (ceramistas, petroquímicas, alimentícias, etc) e na classe comercial (shoppings, edifícios corporativos, hotéis, etc). Por meio da cogeração, as empresas desejam ganhar mercado sob a tese da segurança do suprimento e da qualidade do fornecimento.

Entre as vantagens estão a produção de energia próximo aos centros de consumo, o que reduz a dependência da rede externa, e o dobro de eficiência energética em relação às térmicas, que estão sendo usadas a plena capacidade.

Dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado mostram que o país conta com 74 plantas de cogeração em operação. O consumo no ano passado caiu 15,6% em relação a 2012. "A competição com a eletricidade tem sido muito difícil", disse o ex-diretor da Arsesp e especialista em gás, Zevi Kahn.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.