Se o otimismo tomou conta do setor de shopping centers no início da atual década, o sentimento agora é de cautela entre os empresários. Os empreendimentos que estavam em construção serão mantidos, mas podem ter suas inaugurações adiadas em função da crise econômica e da dificuldade de fechar contratos com lojistas. Já quem tinha projetos de novos centros comerciais ainda no papel está reavaliando o melhor momento para entrar no mercado.
A mudança de humor dos empresários ocorreu a partir da desaceleração do setor. Se até 2014 as vendas do mercado de shoppings cresciam acima da inflação, apresentando taxas de dois dígitos, o cenário foi diferente em 2015. No ano passado, o faturamento atingiu R$ 151,5 bilhões, valor 6,5% maior do que em 2014, mas menor do que a inflação do período, de 10,67%.
Para este ano, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê que o setor vai manter o ritmo de crescimento de 2015, em 6,5%. Se confirmado esse índice, mais uma vez os shoppings vão perder para a inflação. O último Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (1º), prevê que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fecha o ano em 7,21%.
Os números impactam no andamento dos projetos de novos shoppings. Apesar de estarem previstas 28 inaugurações em 2016, no ano passado o país ganhou somente 18 novos empreendimentos, número bem abaixo do de 2013, quando 38 shoppings foram abertos.
A superintendente da Abrasce, Adriana Colloca, explica que os shoppings têm um prazo de maturação grande e que os centros que estão sendo lançados foram projetados há três ou quatro anos, quando as vendas do varejo ainda estavam aquecidas. Já novos projetos vão ficar mais tempo no papel.
Projetos curitibanos
É o caso, por exemplo, do Shopping Atuba, em Curitiba. O projeto começou a ser desenhado no fim de 2011, mas até o momento não há previsão para o início das obras.O empresário Félix Strobel Júnior, idealizador do empreendimento, afirma que, além da crise, medidas mitigatórias, como melhorias no sistema viário, estão atrasando a construção.
Strobel diz que, como o projeto conta com investidores estrangeiros, precisa haver segurança antes de aportar dinheiro. “O dinheiro está mais caro. As taxas de juros estão elevadas. Isso tem influência sobre o andamento.” O Shopping Atuba terá 20 mil metros quadros de área bruta locável, com espaço para cerca de 200 lojas. Do total, 20% já estão reservadas, segundo o empresário.
O Park Shopping Boulevard, que também será construído em Curitiba, é outro caso que espera para sair do papel desde 2011. Segundo o empresário Michel Gelhorn, o lançamento deve acontecer no fim de 2017, junto com o início das obras. Já a inauguração deve ficar para 2020. “O momento não é o ideal. Também vai ter a inauguração do Jockey em 2018, então resolvemos jogar para frente”, explica.
O pedido de adiar a inauguração também partiu dos lojistas. Segundo Gelhorn, as lojas âncoras do empreendimento, que terá 80 mil metros quadrados de área construída e quase 400 lojas, julgam que o momento também não é adequado, influenciadas pela retração do consumo.