Há uma semana, a BRMalls, maior administradora de shoppings da América Latina, estreou no comando da vertical de varejo do Cubo Itaú, centro de empreendedorismo e startups criado pelo Itaú Unibanco e pelo fundo Redpoint eventures em 2015 e que ganhou uma nova sede na Vila Olímpia, em São Paulo, no último dia 15 . A ideia é usar os 40 shoppings da companhia, que juntos chegaram a mais de R$ 22 bilhões em vendas em 2017, como um grande laboratório das novidades que serão desenvolvidas por startups e parceiros varejistas no Cubo Retail, nome oficial da vertical criada pela parceria.
“A vertical de varejo funciona como um elo para ajudar as startups a se beneficiar do ecossistema dos 40 shoppings [da BRMalls]. Ao mesmo tempo, os 10 mil lojistas e os consumidores, com quase 200 milhões de interações registradas anualmente, podem se beneficiar bastante das soluções que as startups do Cubo estão desenvolvendo”, contra o diretor-presidente da BRMalls, Ruy Kameyama.
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Como já mostramos na Gazeta do Povo , o novo prédio do Cubo tem 14 andares, sendo que dez deles são duplos: no andar de cima fica a empresa líder do segmento, responsável por fazer a mentoria e também articular as conexões entre startups e grandes empresas do ramo; e no andar de baixo, startups em geral, também de outros segmentos.
Há ainda quatro outros segmentos prioritários no Cubo e que ocupam outros andares: saúde (com Dasa no comando), fintechs (com Itaú Rede no comando), educação (com Kroton no comando) e indústria (ainda sem empresa líder anunciada).
A BRMalls não diz quanto investiu no Cubo, mas sabe-se que, assim como outras empresas que participaram do projeto, essa parceria ajudou a viabilizar o novo prédio e custeou toda a estruturação do Cubo Retail.
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Além de várias posições para startups, tanto as que já trabalhavam com varejo no antigo prédio quanto aquelas que ainda serão selecionadas para preencher as vagas em aberto, o Cubo Retail terá oito posições para colaboradores de grandes varejistas de diferentes setores, que poderão acompanhar e ajudar a desenvolver soluções em conjunto com as startups e in loco. Alguns varejistas pediram para ficar por algumas semanas, outros por alguns meses.
Segundo Kameyama, a primeira estratégia para estimular a conexão entre startups e grandes companhias e que deve ser colocada em andamento nas próximas semanas é convidar as empresas para participarem de eventos no Cubo Retail.
Dentro do varejo, um dos principais focos da BRMalls no Cubo Retail será o omnichannel, ou a integração entre canais off e online, solução apontada pelos especialistas como essencial para o futuro dos varejistas. “Por acreditar nisso é que a gente decidiu neste ano também fazer o nosso primeiro investimento em uma startup, que a Delivery Center, para ajudar a fomentar novas soluções de integração entre varejo online e offline”, explica Kameayma. A Delivery Center tem como CEO Andreas Blazoudakis, cofundador da Movile, dona de empresas como iFood e Sympla.
A seleção das novas startups de varejo é contínua, ou seja, não tem data para começar ou terminar, e é integrada à entrada geral de novas startups no Cubo. As inscrições podem ser feitas neste link.
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