Uma pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings mostrou que os brasileiros não economizam tempo quando estão em frente a um computador: cada internauta permanece, em média, 21 horas ao mês de frente para o monitor, navegando na internet. O hábito, crescente no país, é uma ameaça à saúde dos olhos.
- É uma relação no mínimo perigosa, principalmente se o ambiente possui ar condicionado constante, já que diminui a umidade relativa do ar, fazendo com que a lágrima evapore mais rapidamente. E a lágrima é a principal responsável pela oxigenação da córnea - alerta a oftalmologista, Elaine Alarcon, do Vita Check-up Center.
Relaxamento
De acordo com a médica, lacrimejamento excessivo, ardência ou sensação de corpo estranho também são sintomas que requerem atenção. Ao percebê-los, é preciso buscar orientação médica. Em muitos casos, basta a indicação de uso de lágrimas artificiais para diminuir o desconforto.
Elaine explica que o ressecamento do olho pode ocorrer porque, ao ficarem muito tempo em frente ao computador, muitas pessoas acabam piscando menos, o que prejudica a renovação do oxigênio lacrimal. Além disso, o esforço pode provocar espasmo de acomodação na musculatura intra-ocular, responsável pelo foco para perto, principalmente antes dos 40 anos de idade.
- O ideal é que, a cada hora de uso da visão para perto, a pessoa relaxe a musculatura olhando para longe por cinco minutos - recomenda.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast