Curitiba é a segunda melhor cidade para se trabalhar no Sul do país, de acordo com pesquisa da revista Você S/A, que chegou às bancas ontem. A capital paranaense só fica atrás de Porto Alegre, mas está à frente de outras 23 cidades sulinas que aparecem no ranking. Na classificação nacional das 10 melhores cidades, Curitiba fica no quinto lugar e perde para São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). Entre as 25 melhores do Sul, o Paraná aparece com oito cidades.
Esta é a quinta edição do Guia Você S/A As 100 Melhores Cidades para Trabalhar, que analisa municípios com pelo menos 170 mil habitantes. São considerados, além da capacidade de criar emprego, quesitos como oferta de cursos que levem ao desenvolvimento do profissional, a qualidade de vida e o dinamismo da economia local.
O levantamento deste ano foi coordenado pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, e trouxe novidades, como a utilização da arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS) e do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios. A pesquisa agora está mais concentrada nos indicadores diretos que medem o potencial das cidades em gerar condições para o desenvolvimento de carreiras e também aponta tendências para os próximos anos. O Guia traz ainda informações sobre as opções que tornam a cidade boa para se viver.
Foram analisadas 26 cidades da Região Sul, 62 da Sudeste, 20 do Nordeste, 9 do Centro-Oeste e 9 da Região Norte. Desde 2002, o levantamento mostra um aumento da participação do Sul e conclui que o mercado de tecnologia está superaquecido na região. Em Curitiba, por exemplo, a Esso pretende contratar para seu centro de serviços 200 profissionais das áreas de tecnologia, logística e controladoria, até o final do ano. Já em Londrina e Maringá, no norte do estado, as empresas do setor agrícola e de defensivos continuam contratando, segundo o Guia.