Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

Curitiba é a sétima cidade que mais compra pela internet

Consultoria prevê que Curitiba fechará o ano com mais de 2,7 milhões de pedidos via web, movimentando R$ 716 milhões. | Agência Gazeta do Povo/ Antônio More
Consultoria prevê que Curitiba fechará o ano com mais de 2,7 milhões de pedidos via web, movimentando R$ 716 milhões. (Foto: Agência Gazeta do Povo/ Antônio More)

Curitiba é a sétima cidade do Brasil que mais gera compras pela internet, segundo o ranking da consultoria Convertion, especializada em ferramentas de busca na internet. Das 30 cidades que mais movimentam o e-commerce nacional, Maringá também é outra paranaense que figura no ranking, na 24ª posição. No total, a consultoria prevê que Curitiba fechará o ano com mais de 2,7 milhões de pedidos via web, movimentando R$ 716 milhões, e que Maringá vai realizar 776 mil compras, totalizando R$ 230 milhões no período. São Paulo, líder nacional, deve movimentar mais de R$ 5,6 bilhões ao longo do ano e fazer cerca de 24,5 milhões de encomendas pela internet.

O levantamento aponta que, no geral, o e-commerce brasileiro vai movimentar R$ 37 bilhões com os mais de 130 milhões de pedidos que serão feitos até o final do ano. A consultoria também prevê que os sites de comércio virtual receberão 13 bilhões de visitas em 2014 e que a taxa de conversão – proporção de vezes em que uma visita se transforma numa compra – é de 1,04%.

Neste aspecto, os consumidores online do Paraná são mais criteriosos que os demais. A taxa de conversão das compras de maringaenses e curitibanos só não são menores do que a dos recifenses. Na capital do Pernambuco, somente em 0,75% das vezes uma visita acaba em uma compra concretizada. Em Maringá, cidade com o segundo menor índice, a taxa de conversão é de 0,78%. Curitiba também está entre as menores, com um índice de 0,84%.

Os paranaenses também são mais rápidos que a média na hora de realizar a compra pela internet. Em Maringá, as pessoas levam, em média, 2 minutos e 44 segundos para fechar um negócio e em Curitiba a transação dura cerca de 2 minutos e 52 segundos. Para se ter uma ideia, em São Paulo uma compra leva 3 minutos e 27 segundos para ser feita e no Rio de Janeiro e Belo Horizonte o processo dura pouco mais de 3 minutos e 15 segundos.No que diz respeito ao ticket médio, Curitiba conta com uma média bem inferior da nacional. Enquanto o pedido médio do brasileiro custa cerca de R$ 292,47, o curitibano gasta, em média, R$ 258,59 por compra. Já as compras geradas em Maringá estão bem próximas da média nacional, com um ticket de R$ 295,63.

Mobile

Segundo pesquisa da Conversion, o uso de celulares e tablets para compras virtuais é cada vez maior no Brasil. Um em cada cinco visitantes no comércio eletrônico já utiliza dispositivo móvel, sendo que mais de 10% das vendas pela internet são efetuadas por esses equipamentos portáteis. A pesquisa analisou 100 milhões de visitas em sites de compras para traçar o perfil do comprador online brasileiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.