Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Widgets

Curitiba está no mapa do Green Maps

Curitiba acaba de entrar para o grupo de 566 cidades de todo o mundo que têm "mapas verdes" on-line. Os chamados Green Maps identificam locais em que podem ser praticadas atividades que contribuem com a sustentabilidade ambiental. O Green Map Curitiba já está no ar, sob a tutela do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde sábado, uma equipe está aceitando contribuições dos visitantes da 1ª Jornada da Gestão da Informação. Durante o evento, que se estende até 2 de agosto no Espaço de Exposição do Museu Botânico Municipal, as pessoas estão sendo convidadas a localizar "pontos verdes" em um mapa interativo.

As sugestões são incluídas por meio do Green Map System, software baseado no Google Maps e que permite a criação e modificação dos mapas verdes. Progra­madores podem indexar novas cidades, locais e multimídia. As possibilidades contemplam, por exemplo, estabelecimentos que vendem produtos orgânicos, áreas urbanas de preservação, ciclovias, pontos de transporte coletivo não poluente, mas também denúncias, como bosques desmatados ou córregos poluídos. Para acessar o mapa, o visitante deve procurar sua cidade no site www.opengreenmap.org.

O programa foi desenvolvido pela ONG Green Map, estabelecida em Nova Iorque, que cede seu uso a parceiros regionais. O Decigi obteve o direito exclusivo dentro dos limites de Curitiba. Em contrapartida, a equipe de operadores irá traduzir o software para o português. "A tradução irá facilitar o uso em países de língua portuguesa. Como vamos receber o devido crédito, isso irá nos ajudar a divulgar nosso trabalho, nos dar visibilidade", esclarece a professora Maria do Carmo, responsável pelo projeto. O trabalho já começou e deve ser concluído em abril de 2009.

A necessidade do uso restrito se deve à preocupação com a credibilidade das informações. Para incentivar a participação das pessoas, alguns locais conhecidos não foram indexados. No entanto, pontos que não estão no domínio do senso comum demandam verificação. "Quando a jornada terminar vamos montar uma força-tarefa para checar as sugestões que geraram dúvidas", conta Maria.

Serviço

1ª Jornada de Gestão da Informação – SuGestão 2009. De 25 de julho a 02 de agosto, em exposição do Museu Botânico Municipal, no Jardim Botânico. Mais informações em www.sugestao.info.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.