A multinacional indiana Wipro Technologies colocou Curitiba no mapa-múndi do setor de Tecnologia da Informação (TI). Com um investimento de US$ 2 milhões, a empresa inaugurou ontem, no chamado Tecnoparque, o seu Centro de Operações Global, unidade que servirá como "quartel-general" para a divisão latinoamericana do grupo, além de atender clientes locais e globais.

CARREGANDO :)

Segundo o diretor da Wipro para a América Latina, Fernan­do Estrázulas, a escolha da cidade como sede da empresa levou em conta fatores como qualificação da mão de obra, localização geográfica e boa rede de infraestrutura.

Inicialmente, o escritório de Curitiba deve atuar nas áreas de TI e terceirização de processos de negócios (BPO, na sigla em inglês), atendendo cerca de 20 clientes. A unidade, que começou a operar com 60 funcionários, hoje emprega cerca de 350 pessoas, mas esse número pode aumentar em função da demanda de novos negócios.

Publicidade

O executivo acredita que a chegada da Wipro tende a atrair novas empresas do setor, ajudando a consolidar a cidade como um centro de TI. Estrázulas afirma que a unidade curitibana também poderá incorporar futuramente um dos braços de engenharia do grupo, recebendo, inclusive, investimentos para construção de laboratórios de análises e testes. "Essas coisas começam aos poucos. Mas queremos iniciar [o processo] no Brasil para atuar na área de engenharia", diz. Para ele, a vinda ao Brasil do diretor do segmento aeroespacial e de defesa da Wipro, o indiano Sudip Mitra, para acompanhar a inauguração, sinaliza essa intenção. "Por definição, o Centro de Operações Global está preparado para executar todos os serviços demandados pela empresa", garante.

Por fim, o diretor da Wipro reconhece que o Brasil ainda está muito distante da Índia – considerado o centro de excelência no setor de TI, "mesmo assim, o país tem capacidade de desenvolvimento e inovação que o coloca no rol de países de ponta deste segmento", avalia