Nesta terça-feira (16), a capital paranaense recebe pela segunda vez neste ano a feira de intercâmbio Eduexpo, evento gratuito que reúne instituições de ensino e embaixadas de diversos países interessadas em atrair estudantes brasileiros. O evento é gratuito e acontece a entre 16 e 21 horas no Hotel Four Points by Sheraton.
Segundo a organização do evento, aproximadamente três mil visitantes devem passar pela feira conferindo as oportunidades oferecidas pelos 40 expositores. São oferecidos cursos de idiomas, ensino médio, ou high school, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA e cursos técnicos, além de trabalho e estágio remunerado.
A diretora da Eduexpo, Daniela Ronchetti, destaca o evento como uma oportunidade para comparar as opções, negociar valores e tirar dúvidas diretamente com os representantes de cada instituição em um mesmo lugar. "Hoje, independente da área de atuação, as empresas procuram pessoas com um perfil mais flexível, por isso a vivência no exterior se torna um diferencial no currículo, isso sem falar no crescimento pessoal que proporciona".
Entre os destaques desta edição está o pavilhão exclusivo do governo do Canadá, que reúne as principais instituições e cursos de idiomas do país, além de representantes do consulado local.
"Curitiba está entre as cidades com maior procura por intercâmbio, por isso o evento acontece duas vezes ao ano e muitas instituições se interessam em participar", diz Daniela.
Em paralelo à feira, os visitantes podem acompanhar seminários de 30 minutos sobre temas como bolsas de estudo nos Estados Unidos, candidatura para o programa Ciências Sem Fronteiras na Austrália e apresentação de cursos de hotelaria na Suíça, referência mundial na área.
A Eduexpo é uma feira internacional e acontece anualmente em mais de 25 países. No Brasil, além de Curitiba, o evento é realizado em sete capitais e em Campinas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast