Quem tem direito
O seguro-desemprego é um dispositivo de emergência, oferecido a trabalhadores que não tenham conseguido recolocação no mercado de trabalho. Confira os critérios para retirada:
â Estar desempregado há um mínimo de 7 e máximo de 120 dias;â Ter sido empregado nos seis meses anteriores à demissão;â Não possuir renda própria para o sustento próprio e de sua família;â Foi dispensado sem justa causa;â Ter sido contratado por pessoa jurídica em pelo menos seis dos últimos 36 meses;â Não estar recebendo outro benefício de prestação continuada da Previdência Social (excetuando pensão por morte e auxílio-acidente).
Serviço
A Agência do Trabalhador fica na Rua Pedro Ivo, 750, no Centro de Curitiba. O horário de funcionamento é das 8h às 17h30.
Começa nesta terça-feira (2), em Curitiba, um mutirão para retirada do seguro-desemprego, na Agência do Trabalhador. Vão ser distribuídas 250 senhas extras por dia até a próxima sexta-feira (5), para reduzir o tempo de espera pelo benefício, de cerca de 30 dias.
Os interessados devem comparecer à agência com documentos pessoas (RG e CPF), carteira de trabalho (todas as que possuir, inclusive antigas), o termo de rescisão do contrato de emprego, os três últimos holerites e o comprovante de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quem já tiver agendado a retirada do seguro para uma data futura pode aproveitar a oportunidade para agilizar o processo, mas deve informar os atendentes que já estava com atendimento marcado.
Antes de sacar o seguro, o requerente deve comparecer a uma entrevista de emprego dentre as vagas que constam na agência. Se o trabalhador continuar desempregado após a entrevista, aí sim tem direito a o benefício.
Quem teve mais de duas demissões nos últimos dez anos deve fazer um curso de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A exigência é uma orientação do Ministério do Trabalho e tem como objetivo manter as pessoas no mercado de trabalho, segundo informações da assessoria da Secretaria do Trabalho (Sets).
Vagas temporárias
Além disso, a prefeitura de Curitiba organiza um mutirão para oferta de empregos temporários para o dia próximo dia 19. O trabalhador que comparecer à estrutura, na praça Rui Barbosa, vai sair de lá com a entrevista de emprego já marcada.
É preciso ter em mãos CTPS, CPF, RG e comprovante de endereço. Quem não tiver cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine) pode fazer na hora. Mas a orientação da prefeitura é que seja feito antes, em uma das ruas da cidadania da capital.
O objetivo da campanha é encaminhar trabalhadores para as vagas temporárias que surgem em função das vendas de fim de ano. A indústria já começou a ampliar suas contratações e o comércio deve seguir a tendência em meados de novembro.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast