Curitiba – Até o fim do mês, quem gosta de peixe vai ter mais facilidade para incluir o alimento no seu orçamento doméstico. A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), ligada ao Ministério da Agricultura, está reeditando a Semana do Peixe em parceria com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira de Culinária Japonesa. Em todo país, pescados (como peixe, camarão e lula, entre outros) estão sendo oferecidos com descontos de até 30%.

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Nos supermercados de Curitiba os descontos chegam um pouco menores: até 20%. Segundo o gestor de categorias do Pão de Açúcar, Luiz Carlos Hertzog, na média as ofertas na seção de peixes de todas as unidades da rede variam entre 15% e 20%. "Nossa expectativa é aumentar as vendas no segmento em até 20% neste período", diz. "O consumidor brasileiro não tem o hábito de comprar peixe, muitas vezes pelo valor do produto. Mas ele anseia consumir e quando percebe que o preço baixou, compra." O Pão de Açúcar está oferecendo, por exemplo, filé de merluza e cação por R$ 8,99 o quilo. Já o preço do camarão varia entre R$ 11,99 e R$ 34,90.

Nas unidades do BIG e do Mercadorama, segundo a assessoria do grupo Sonae, continuam valendo nessa semana as promoções tradicionais dos mercados. Ou seja, toda terça e sexta-feira os peixes têm descontos entre 5% e 15%. Neste fim de semana, em especial, os supermercados fazem uma oferta de sardinha, cujo quilo será vendido a R$ 1,99.

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A dona de casa Vera Lúcia Braz da Costa foi ao mercado ontem e aprovou a iniciativa. "Não tenho o hábito de comer peixe, é caro demais. Mas dessa vez está com um preço bom", diz. Vou levar duas caixas de pescada e depois eu volto para buscar mais." Vera diz que só não comprou mais na hora porque não tem o costume de fazer peixe em casa e por isso não estava prevenida para aproveitar a promoção.

O objetivo da secretaria e das entidades parceiras é aumentar o consumo de pescado, facilitando a aquisição. Segundo a Seap, a iniciativa integra a Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescado (lançada em novembro do ano passado), para recuperar o gosto do brasileiro pelo pescado e torná-lo um produto de consumo diário. Neste ano, segundo estimativa da Abras, o consumo de pescados no país deve ser de cerca de 8 quilos por habitante.