Até 22 de janeiro, 502 mil carnês de pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) serão distribuídos aos curitibanos. Os talões começaram a ser enviados pelos Correios na última terça-feira e a expectativa é de que, até o fim da semana, a maior parte dos bloquetos já tenha sido entregue.
O contribuinte que optar pela quitação em cota única terá um desconto de 5% sobre a taxa, se o pagamento for efetuado até 12 de fevereiro. O porcentual é o mais baixo dos últimos quatro anos. Em 2004, a redução no pagamento à vista foi de 8,5%. Em 2005, chegou a 20%, baixando para 7% em 2006. "O desconto foi oferecido com base na inflação prevista para esse ano, que deve ser de 2,5% a 3%", diz o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastian. "A redução só não foi maior para não sobrecarregar os contribuintes que têm como opção o parcelamento." De acordo com a prefeitura, em média 30% dos contribuintes paga o IPTU à vista. Quem preferir o pagamento mensal, pode parcelar o imposto em até dez vezes, se o valor da parcela não ficar inferior a R$ 10.
Para o economista Marcelo Luiz Curado, chefe do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o contribuinte precisa fazer uma análise para ver se vale a pena pagar à vista. "Hoje há aplicações financeiras básicas que oferecem juros de 13% ao ano, fazendo com que seja melhor aplicar o dinheiro e pagar parcelado."
Segundo o economista Élio Winter, o pagamento à vista não tem vantagens financeiras, mas evita que o curitibano pague multas por atrasos. "É uma preocupação mensal a menos e evita que sejam pagas multas em cima das parcelas."
O valor do IPTU deste ano foi atualizado em 3% se comparado com a cobrança do ano passado, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano em 3,02%. O aumento vale para 365 mil imóveis. Em outros 115 mil, houve correção inferior a 3%, devido à desvalorização imobiliária.
Quem não receber o carnê do imposto até 25 de janeiro deve comparecer ao prédio central da prefeitura, nas ruas da Cidadania ou entrar em contato pelo telefone 156. O pedido de segunda via pode ser feito também pelo site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).
Maringá
Os carnês do IPTU já começaram a ser entregues para os moradores de Maringá. A prefeitura repassou para os Correios 117 mil boletos, que devem chegar às residências até o dia 16. Ontem mesmo já havia contribuinte pagando o imposto na Praça de Atendimento do Paço Municipal.
A expectativa da Secretaria de Fazenda é arrecadar aproximadamente R$ 20 milhões somente nos dois primeiros meses do ano. Em Maringá, quem não receber o carnê deve procurar a Praça de Atendimento a partir de 17 de fevereiro.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast