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Curitibanos reclamam do atraso nas entregas de correspondências e encomendas. A greve dos funcionários dos Correios terminou há mais de um mês, em 13 de outubro, e ainda há pessoas com problemas no recebimento de objetos postais.

Luiz Cláudio Correa, 51 anos, morador do bairro Santa Quitéria, fez compras pela internet, entre o fim de setembro e a primeira quinzena de outubro, e recebeu apenas uma das encomendas. Ele restaura carros e comprou peças na Inglaterra. Segundo ele, o prazo de entrega das compras na Inglaterra, normalmente, é de 20 dias.

A primeira compra foi feita em 26 de setembro. Após vários contatos com o vendedor, o inglês resolveu devolver o valor pago pelo produto – aproximadamente R$ 140.

Correa fez outras duas compras – de outro vendedor da Inglaterra – em 3 de outubro. Apenas uma das encomendas chegou há cerca de 15 dias. "Não sei se é problema com o serviço postal da Inglaterra ou com os Correios daqui", afirmou. O curitibano não sabe o motivo de ter recebido apenas um dos produtos. "As compras foram feitas na mesma data. O pacote que chegou foi o de menor volume. Não sei se há alguma relação com o tamanho da encomenda", disse.

A assessoria de imprensa dos Correios afirmou que as entregas estão normalizadas e que problemas pontuais podem ocorrer. A estatal informou ainda, por meio de nota, que não havia qualquer resíduo de entrega do período de greve.

Não foi apenas o morador do Santa Quitéria que reclamou dos atrasos nas entregas. Pessoas que residem no bairro Uberaba afirmaram – ao telejornal ParanáTV 1ª edição, da RPCTV – que as correspondências chegaram apenas duas vezes após o término da greve. Segundo os moradores, contas já estão atrasadas.

Os Correios disseram que ainda estão fazendo mutirões de entregas nos fins de semana, mas são feitos para impedir que haja atraso nos objetos que estão sendo postados atualmente.

Sobre as encomendas internacionais, os Correios levantaram a hipótese de que o problema poderia ser com a Receita Federal. A inspetora Claudia Regina Thomaz, da Receita Federal, informou que não há atraso nas entregas. Segundo ela, alguns produtos passam por uma fiscalização detalhada da Receita e são tributados. Esse processo aumenta o prazo para entrega.

Quem está tendo problemas com as entregas deve entrar em contato com os Correios e com a Receita Federal. Os telefones da Central de Atendimento dos Correios são 3003-0100 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725-7282 (para outras cidades). Também é possível entrar em contato com os Correios por meio do site.

O telefone para contato com a Receita Federal é (41) 3221-3543 (plantão fiscal e aduaneiro).

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