Depois de apresentar três ofertas, a primeira delas em agosto, o grupo brasileiro formado pela Cutrale, produtora de sucos de laranja, e pelo banco Safra comprou a americana Chiquita Brands, uma das maiores empresas de frutas e alimentos frescos do mundo. O negócio está avaliado em US$ 1,3 bilhão e foi anunciado na manhã de ontem.
Os brasileiros pagarão US$ 14,50 por ação da Chiquita, valor da última proposta feita pelo grupo a primeira foi de US$ 13 por ação, em agosto. Em comunicado, a empresa americana informou que o negócio foi aprovado por unanimidade por seu Conselho de Administração e que a operação não está sujeita a nenhuma condição de financiamento.
Na sexta-feira passada, a Chiquita sinalizou que o negócio poderia dar certo. A direção da empresa informou que seus acionistas, reunidos em assembleia na quinta-feira, haviam rejeitado o acordo de fusão que a companhia havia firmado com a irlandesa Fyffes em março. A Fyffes oferecia US$ 13 por ação, além de assumir as dívidas da companhia.
Após a finalização da transação com os brasileiros, prevista para o fim deste ano ou início de 2015, a Chiquita terá capital totalmente controlado da Cutrale-Safra.
Mercado
Para o grupo brasileiro, a companhia americana poderá "acessar a experiência substancial da Cutrale-Safra em todos os aspectos da cadeia de valor das frutas e suco, além da extensa experiência financeira". O grupo Cutrale, de José Luis Cutrale, é um produtor de frutas (maçãs, limões e pêssego, entre outros), mas é principalmente conhecido por seus sucos de laranja, com os quais domina um terço do mercado mundial, avaliado em US$ 5 bilhões.
Já o fundo de investimentos do banco Safra do bilionário Joseph Safra tem ativos de US$ 200 bilhões no mundo.