Eduardo e Salim oferecem 5 mil itens no site Tok de Conforto| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

47,17 milhões foi o número de pedidos no comércio eletrônico brasileiro no primeiro semestre deste ano, segundo estudo da E-bit – o tíquete médio ficou em R$ 333,40. Para o segundo semestre, a previsão é que o varejo on-line cresça 15% no país, faturando R$ 35 bilhões e atingindo a marca de 104 milhões de pedidos.

CARREGANDO :)

Apesar de ter apenas um ano de vida, o site curitibano Tok de Conforto já atua como gente grande em meio ao concorrido mercado de varejo on-line, que deve chegar este ano a um faturamento total de R$ 35 bilhões, segundo previsão da E-bit. A estratégia da empresa foi apostar no segmento de cama, mesa e banho, ainda bastante ligado às lojas físicas. A aposta se mostrou acertada e, agora, o site investe para ampliar seu portfólio, oferecendo tapetes e artigos de decoração.

Hoje, o Tok de Conforto (www.tokdeconforto.com.br) tem cerca de 5 mil itens, que vão desde travesseiros e colchas a toalhas de mesa e pantufas. Os sócios Salim Felisbino e Eduardo Dalle Ore não divulgam o número total de pedidos ou quanto a empresa faturou até então, mas reforçam que o crescimento médio das vendas tem alcançado os 15% por mês. O tíquete médio está na faixa de R$ 320 e as compras estão concentradas no Sul e Sudeste.

Publicidade

A boa aceitação dos consumidores permitiu a Felisbino e Dalle Ore investirem nos últimos meses na estrutura necessária para atender a demanda. A empresa conta atualmente com 12 funcionários e possui um barracão próprio no bairro Bacacheri com 750 m2, onde são estocados os itens para pronta entrega. Os tapetes, que têm se mostrado um filão para o site, são remetidos para os clientes direto de um centro de distribuição em São Paulo, onde está a maioria das fábricas – entre os produtos há desde exemplares mais modestos, abaixo de R$ 100, até os que ultrapassam os R$ 3,5 mil.

Na esteira dos tapetes, o site também começou a oferecer outros itens de decoração e móveis como pufes, poltronas, estantes e ombrelones. Independente do produto, o diferencial do site é trabalhar com marcas consagradas, reforça Felisbino, como Altenburg, Buddemeyer, Santista, Artex e Cazza Decor. " Nosso segredo também é sempre abusar das fotos, com imagens de alta resolução, e prezar o bom atendimento ao cliente, oferecendo suporte e resolvendo rapidamente qualquer problema", diz o empresário, que também trabalha na área de consultoria para e-commerce.

Crescimento

A Tok de Conforto tenta ganhar espaço em um segmento que ainda é incipiente no varejo on-line. A categoria de casa e decoração foi responsável no primeiro semestre por apenas 6% dos pedidos feitos pela internet no país – a título de comparação, os produtos de moda e acessórios corresponderam a 18% das vendas, seguidos pelo segmento de cosméticos e perfumaria, com 16% dos pedidos. A pouca familiaridade dos internautas com a compra de artigos de cama, mesa e banho –até pela natureza dos produtos – é vista como uma oportunidade pelo site curitibano. "Buscamos nos consolidar neste mercado. Queremos ser referência no país em artigos para a casa. Nossa estrutura ainda parece pequena, mas já é muita coisa conseguir competir com os grandes sites de São Paulo", afirma Felisbino.