47,17 milhões foi o número de pedidos no comércio eletrônico brasileiro no primeiro semestre deste ano, segundo estudo da E-bit o tíquete médio ficou em R$ 333,40. Para o segundo semestre, a previsão é que o varejo on-line cresça 15% no país, faturando R$ 35 bilhões e atingindo a marca de 104 milhões de pedidos.
Apesar de ter apenas um ano de vida, o site curitibano Tok de Conforto já atua como gente grande em meio ao concorrido mercado de varejo on-line, que deve chegar este ano a um faturamento total de R$ 35 bilhões, segundo previsão da E-bit. A estratégia da empresa foi apostar no segmento de cama, mesa e banho, ainda bastante ligado às lojas físicas. A aposta se mostrou acertada e, agora, o site investe para ampliar seu portfólio, oferecendo tapetes e artigos de decoração.
Hoje, o Tok de Conforto (www.tokdeconforto.com.br) tem cerca de 5 mil itens, que vão desde travesseiros e colchas a toalhas de mesa e pantufas. Os sócios Salim Felisbino e Eduardo Dalle Ore não divulgam o número total de pedidos ou quanto a empresa faturou até então, mas reforçam que o crescimento médio das vendas tem alcançado os 15% por mês. O tíquete médio está na faixa de R$ 320 e as compras estão concentradas no Sul e Sudeste.
A boa aceitação dos consumidores permitiu a Felisbino e Dalle Ore investirem nos últimos meses na estrutura necessária para atender a demanda. A empresa conta atualmente com 12 funcionários e possui um barracão próprio no bairro Bacacheri com 750 m2, onde são estocados os itens para pronta entrega. Os tapetes, que têm se mostrado um filão para o site, são remetidos para os clientes direto de um centro de distribuição em São Paulo, onde está a maioria das fábricas entre os produtos há desde exemplares mais modestos, abaixo de R$ 100, até os que ultrapassam os R$ 3,5 mil.
Na esteira dos tapetes, o site também começou a oferecer outros itens de decoração e móveis como pufes, poltronas, estantes e ombrelones. Independente do produto, o diferencial do site é trabalhar com marcas consagradas, reforça Felisbino, como Altenburg, Buddemeyer, Santista, Artex e Cazza Decor. " Nosso segredo também é sempre abusar das fotos, com imagens de alta resolução, e prezar o bom atendimento ao cliente, oferecendo suporte e resolvendo rapidamente qualquer problema", diz o empresário, que também trabalha na área de consultoria para e-commerce.
Crescimento
A Tok de Conforto tenta ganhar espaço em um segmento que ainda é incipiente no varejo on-line. A categoria de casa e decoração foi responsável no primeiro semestre por apenas 6% dos pedidos feitos pela internet no país a título de comparação, os produtos de moda e acessórios corresponderam a 18% das vendas, seguidos pelo segmento de cosméticos e perfumaria, com 16% dos pedidos. A pouca familiaridade dos internautas com a compra de artigos de cama, mesa e banho até pela natureza dos produtos é vista como uma oportunidade pelo site curitibano. "Buscamos nos consolidar neste mercado. Queremos ser referência no país em artigos para a casa. Nossa estrutura ainda parece pequena, mas já é muita coisa conseguir competir com os grandes sites de São Paulo", afirma Felisbino.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast