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DAF começa a estruturar rede de concessionárias

A primeira concessionária, em Ponta Grossa, instalada provisoriamente em um contêiner: DAF faz mistério sobre metas | Josué Teixeira / Gazeta do Povo
A primeira concessionária, em Ponta Grossa, instalada provisoriamente em um contêiner: DAF faz mistério sobre metas (Foto: Josué Teixeira / Gazeta do Povo)

A holandesa DAF, subsidiária da norte-americana Paccar, se prepara para se consolidar no mercado de caminhões. A fábrica foi inaugurada em outubro e a primeira concessionária em dezembro, ambas em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Enquanto a construção do parque industrial é finalizada, a DAF capacita mecânicos e vendedores, além de estruturar a rede de concessionárias – em todo o país, 15 empresas já assinaram contrato com a empresa.

Embora a linha de produção e o centro de distribuição de peças já estejam em funcionamento, a fábrica, que custou R$ 450 milhões, ainda está em fase de conclusão. O número de caminhões produzidos por mês não foi informado, mas a capacidade é de 10 mil por ano. Segundo a empresa, a produção atende à atual demanda das concessionárias.

A empresa também não divulgou as metas de expansão para este ano. "Em 2014, ampliaremos a nossa rede de concessionárias, além de realizar fortes investimentos em treinamento para todos os profissionais envolvidos na DAF", informou, em nota.

Como a tecnologia de produção de caminhões é importada da matriz, na Holanda, os mecânicos brasileiros estão sendo treinados. Para capacitar os profissionais, a DAF montou, ainda em 2013, a DAF Academy, em Ponta Grossa, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nela já foram treinados mais de 100 funcionários para fazer a manutenção dos caminhões e também atuar no pós-venda. Já se somam cerca de mil horas de treinamento.

Os caminhões, do modelo XF105, com capacidade de tração de 60 a 80 toneladas, abastecem as concessionárias. A primeira delas é a Macponta Caminhões, em Ponta Grossa, localizada na BR-376, que está investindo R$ 50 milhões – enquanto o prédio não fica pronto, a loja funciona provisoriamente num contêiner. A expectativa do grupo é abrir mais quatro concessionárias no Paraná nos próximos cinco anos.

Aquecido

O mercado de caminhões está aquecido. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos em geral caíram 0,9% em 2013 em relação a 2012, mas o volume de caminhões vendidos cresceu 11% no mesmo período. Os brasileiros compraram 3,7 milhões de veículos (incluindo carros, caminhões e ônibus) no ano passado, entre eles 154,5 mil caminhões.

Em 2013, a liderança do setor ficou com a Man/Volkswagen, que vendeu 40,8 mil unidades. A Mercedes-Benz ficou na segunda posição com 38,1 mil caminhões vendidos e a Volvo, que tem fábrica em Curitiba, em terceiro lugar com 20,7 mil unidades comercializadas.

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