Quanto mais celulares estiverem nas mãos dos brasileiros, mais oportunidades de negócios devem surgir com a utilização do serviço de telefonia móvel. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), em maio deste ano, o número de telefones celulares ativos no país chegou a 254,95 milhões.
Naquele mês, segundo a Anatel, foram registradas 1,97 milhão de novas habilitações, o que representa um crescimento de 0,78% em relação a abril. Do total de telefones móveis em operação no país, em maio 208,49 milhões eram pré-pagos (81,8%) e 46,46 milhões pós-pagos (18,2%).
O economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) Carlos Magno Bittencourt afirma que uma das principais oportunidades de negócios para os empreendedores é o envio de informações via celular. "As empresas podem cadastrar seus clientes para enviar SMS para eles, com notícias relacionadas a seu ramo de atividade, bem como realizar um anúncio. A propaganda pelo celular tende a ser mais efetiva que o e-mail, porque ninguém resiste às mensagens quando elas chegam", ressalta.
O grande número de celulares em atividade não significa, porém, que o mercado está estagnado. Pelo contrário, segundo Bittencourt, a dinâmica da tecnologia faz com que em pouco tempo os aparelhos tornem-se obsoletos. "Com isso, lojas especializadas na venda de celulares tendem a ganhar. Já as assistências técnicas podem tirar proveito da garantia, mas para um tempo maior que esse não compensa consertar, já que fica melhor comprar um novo", pontua.
O desenvolvimento de aplicativos por especialistas da área de Tecnologia da Informação também podem dar retorno. Um exemplo disso foi o faturamento que teve o brasileiro Mike Krieger, cofundador do aplicativo Instagram, software gratuito de compartilhamento e tratamento de fotos: após a venda ao Facebook, Krieger recebeu US$ 100 milhões pelo negócio. "Não é preciso pensar em algo para os 255 milhões de celulares. Se 1% adquirisse um aplicativo já seria suficiente para ter uma clientela fiel", salienta o economista.
Empreendedor bem informado tem mais chances de se dar bem. Nesta seção você encontra dicas extraídas do noticiário diário, que você pode aplicar nos seus negócios.