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De olho em slots, Gol adquire Webjet

Aviões da Gol e da Webjet no Aeroporto Afonso Pena: negócio não garante liderança | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Aviões da Gol e da Webjet no Aeroporto Afonso Pena: negócio não garante liderança (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

A Gol anunciou ontem a compra da Webjet por R$ 96 milhões em uma transação que, incluindo dí­­vidas, chega a R$ 310,7 milhões. Com apenas 5,16% de participação no mercado doméstico e uma frota de aviões velhos, a Webjet atraiu a atenção da Gol por causa dos slots (horários de pouso e decolagem) que detém em aeroportos centrais do país, como Guarulhos (SP) e Santos Dumont (RJ). "A Gol não está comprando a Webjet. Ela está comprando os slots da empresa. O que eles vão querer com aviões ve­­lhos?", resume o professor Elton Fernandes, da Universidade Fede­ral do Rio de Janeiro (UFRJ).

Como os maiores aeroportos do país enfrentam graves deficiências de infraestrutura que impedem a concessão de novos slots pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as únicas saídas para crescer nesses locais é comprando aeronaves maiores ou adquirindo empresas que voem nesses locais. A Gol já tinha lançado mão da primeira opção.

Para especialistas, o tamanho modesto da Webjet não deve desencadear uma concentração que preocupe o mercado, o que deve facilitar a aprovação da operação pelo Conselho Adminis­trativo de Defesa Econômica (Ca­de). "Do ponto de vista legal e do his­­tórico [de atuação] do Cade, não vejo grandes entraves [à operação]", diz o especialista em direito aeroviário Guilherme Lopes do Amaral, do escritório Aidar SBZ Advogados.

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