O principal índice da Bovespa subiu 1 por cento nesta terça-feira, seguindo o otimismo global com a possível extensão de ajuda à Grécia.
A possibilidade de que a crise da dívida na Europa tenha capítulos mais amenos nas próximas semanas é uma das principais esperanças dos que apostam na alta do Ibovespa, após dois meses seguidos de queda e um 2011 até agora decepcionante.
O índice mais importante das ações brasileiras teve alta de 1,04 por cento, a 64.620 pontos. Mas no mês acumulou baixa de 2,3 por cento. O giro financeiro do pregão foi de 6,78 bilhões de reais.
O Ibovespa chegou a cair até 61.658 pontos, menor nível em 10 meses, em meio a uma expressiva correção das commodities e das bolsas internacionais no começo do mês.
Os investidores ainda temem o efeito dominó que uma reestruturação da dívida da Grécia poderia causar, mas mostram mais confiança em uma solução liderada pela Alemanha e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
"Isso tende a ficar mais claro em junho. Ficando mais claro, a aversão a risco tende a diminuir", disse André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos. "Talvez tenha espaço para uma apreciação da bolsa brasileira, que já está bastante descontada."
No ano, o Ibovespa tem baixa de 6,8 por cento. O índice Dow Jones, em Nova York, tem alta de 8,6 por cento em 2011, e a bolsa de Hong Kong subiu 2,8 por cento.
Entre as empresas com potencial para liderar uma recuperação do Ibovespa está a Vale, apontada pelo Goldman Sachs como uma oportunidade de compra diante da defasagem da cotação da empresa em relação aos concorrentes.
"A recente performance da Vale não reflete nossa previsão de um mercado de minério de ferro mais apertado até 2014 e nem nossa expectativa de fortes lucros para a empresa", afirmaram os analistas Marcelo Aguiar, Pedro Grimaldi e Diogo Miura, do Goldman Sachs, em relatório.O sinal de alerta, no entanto, continua aceso para dois eventos: o fim do programa de estímulo financeiro nos Estados Unidos, marcado para o final de junho, e a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na segunda semana do mês.
No caso brasileiro, o mercado aguarda sinais sobre a condução da política monetária ao longo de 2011. No primeiro semestre, a incerteza sobre a alta dos juros e as medidas do governo para frear o avanço dos preços está sendo um dos principais fatores para o fraco desempenho do Ibovespa.
Neste mês, contudo, as expectativas de inflação já começaram a dar sinais de queda.
Nesta terça-feira, o destaque positivo do Ibovespa foi Usiminas PN, com alta de 4,97 por cento, a 23,25 reais. Na parte de baixo, Pão de Açúcar caiu 4,37 por cento, a 63,21 reais, em meio à divergência entre os principais acionistas da companhia.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast