Os megalanches são tema de regulação em alguns países e entraram na mira da legislação de alguns estados brasileiros. Entretanto, apesar das medidas cada vez mais proibitivas, a própria divulgação dessas leis contra os "big" lanches faz com que o tema ganhe mais destaque, criando uma categoria nova não à toa, várias lanchonetes reservam um espaço especial para os megalanches. Por essa razão, o empreendedor deve observar o seu público, criar novas fórmulas e tamanhos e analisar a aceitação dos clientes.
Em Nova York, a prefeitura anunciou que proibirá, a partir de 2013, a venda de garrafas e copos de refrigerante com mais de 480 ml em restaurantes e lanchonetes. No Paraná, há um projeto de lei na Assembleia Legislativa pedindo uma maior divulgação sobre a quantidade de calorias dos lanches. Apesar da polêmica, segundo o professor de Empreendedorismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Gerson Ishikawa, ainda há espaço para os megalanches, mas o empreendedor precisa pensar na melhor estratégia para o seu negócio, já que a diversificação no ramo de alimentação é cada vez maior.
"No setor de alimentação, a compra média é baixa e por isso o empresário precisa oferecer um pouco mais para ter mais receita. O empresário ou vende muito ou fideliza o cliente: o melhor é sempre tentar os dois", salienta Ishikawa. O professor da UTFPR lembra ainda que com o contínuo crescimento da economia, o setor que mais ganha é o de alimentação. Por essa razão, o ideal é o empreendedor pensar na diversificação, como o fast-food, os megalanches e a alimentação saudável, por exemplo. Ele recomenda que o empresário identifique o que o consumidor valoriza, para buscar oportunidades no estilo de consumo dos clientes.
"Uma oportunidade está em fazer do tamanho certo. Pequeno, médio, grande, tamanho dieta, para quem quer escapar do regime, ou tamanho suficiente, para só matar a vontade. Não existe solução, por isso é preciso observação para oferecer a melhor fórmula para seus clientes", avalia
Empreendedor bem informado tem mais chances de se dar bem. Nesta seção você encontra dicas extraídas do noticiário diário, que você pode aplicar nos seus negócios.