A falta de disposição em sair de casa todos os dias para se exercitar ou a agenda lotada não podem mais ser usadas como desculpas para quem tem aversão a frequentar uma academia. Pelo menos é o que defende um novo empreendimento curitibano que, de olho nos sedentários, quer levar para dentro da sala dos clientes sessões de treinamento ao vivo.
Lançada há pouco mais de três meses pelos sócios Rafael Scorsin e Charles Frederik Kuhnen, a Home Fitness é uma espécie de academia online que transmite, pela internet, aulas de treinamento funcional, sem a necessidade de aparelhos ou acessórios. Em uma pequena sala alugada em um prédio comercial no Bairro Boqueirão, uma câmera mostra em tempo real os movimentos e orientações de uma profissional de Educação Física – a sessão é transmitida então para o computador dos alunos.
As aulas ocorrem em horários específicos, de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas. São oito modalidades: zumba fitness, home fight, home mix, home local, home total, pilates, ritmos e super relax.
O principal diferencial, destaca Scorsin, é a possibilidade do aluno acompanhar às aulas sem sair de casa, nos horários que achar mais conveniente. Além disso, se optar pelo plano mais abrangente, de R$ 49,90 por mês, o professor da Home Fitness pode acompanhar ao vivo o desempenho de quem está se exercitando, por meio da webcam do aluno, e sugerir adequações e dar dicas. O plano básico, que já garante o acesso a toda a grade de aulas, sai por R$ 29,90 por mês.
Investimento
A ideia de criar a academia online surgiu de uma necessidade do próprio Scorsin, que, em meio a viagens a trabalho constantes, acabou se tornando um sedentário típico e a ter problemas de saúde. Ele, que trabalhava em uma empresa como gerente de Tecnologia da Informação (TI), procurou opções de aulas pela internet e não encontrou. Viu na ausência de referências uma oportunidade e chamou Kuhnnen, amigo de longa data que é professor de Educação Física, para discutir maneiras de viabilizar a empreitada.
“Para nós, foi uma grande aposta. Investi todo o dinheiro que consegui juntar nos últimos anos e hoje me dedico 100% ao site”, relata Scorsin. O investimento na empresa, até o momento, gira em torno de R$ 400 mil. A estrutura ainda é pequena: no total, a Home Fitness emprega 12 pessoas, sendo duas professoras de Educação Física. As aulas são transmitidas em uma pequena sala com as paredes forradas por um fundo verde, o que permite modificar digitalmente a imagem e “transformar” o ambiente em um espaço amplo, simulando o salão de uma academia de verdade.
Segundo os sócios, há cerca de 100 alunos cadastrados, de vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e até Acre. A grande maioria dos clientes são mulheres, por conta das modalidades oferecidas.
A intenção da empresa é diversificar a fonte de receita além das mensalidades, passando a divulgar anúncios publicitários no site e até lançando uma marca própria de produtos de fitness para serem adquiridos pela internet.
Expansão
Scorsin e Kuhnen planejam agora diversificar as aulas, incluindo novas modalidades para buscar o público masculino e criando níveis diferenciados conforme o desempenho e histórico dos alunos. A curto prazo, já é certa a contratação de duas novas professoras até o fim do mês.
A intenção também é, em breve, passar a disponibilizar vídeos que possam ser acessados a qualquer momento, permitindo que o aluno encare as aulas no horário que julgar mais adequado. Além disso, a empresa já faz planos mais ambiciosos de buscar clientes fora do país, modificando o site e lançando aulas em outros idiomas. Também já está no radar a criação de uma revista online, específica sobre o mercado de fitness e saúde.
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