Com a alta da Selic de 8,5% para 9%, a caderneta de poupança voltará a render 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR) para todos os depósitos a partir de hoje.
O governo alterou as regras da poupança no ano passado. Depósitos feitos até 3 de maio permanecem com a remuneração fixa de 0,5% ao mês mais TR. Aplicações feitas a partir de 4 de maio seguem a nova metodologia de cálculo: 70% da taxa Selic mais TR, quando a taxa básica for igual ou inferior a 8,5% ao ano; ou 0,5% ao mês mais TR, quando a Selic superar o patamar.
Como a nova mudança nos juros passa a valer nesta quinta, as poupanças com aniversário a partir desta data terão um rendimento maior. Com os juros em 8,50% ao ano, os depósitos que seguem a nova regra rendiam até esta quarta-feira, 28, 0,4828% ao mês mais TR.
Outro fator que vem favorecendo a poupança é a TR, que ficou zerada entre 7 de agosto do ano passado e 19 de junho deste ano. O índice é calculado diariamente pelo BC com base na taxa média dos CDBs prefixados, de 30 a 35 dias, oferecidos pelos 30 maiores bancos.
Investimentos
A poupança vai continuar ganhando de vários fundos de renda fixa, apesar destes também serem beneficiados pela alta da taxa básica de juros, de acordo com cálculos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). Os fundos perdem para a poupança nas aplicações de até seis meses, que são tributadas com a alíquota mais alta do IR (22,5%).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast