Até o fim da tarde de ontem, pouco mais de uma hora antes do término do prazo oficial, cerca de 1,45 milhão de paranaenses já haviam enviado a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF 2006, ano base 2005. O número é superior à expectativa inicial da Receita Federal no estado, que esperava 1,4 milhão de documentos este ano. No Brasil todo, a Receita registrou o recebimento de 21.609.619 declarações até às 20 horas, quando encerrou o prazo oficial de entrega. O volume confirmou a expectativa inicial da Receita (22 milhões), já que outras 400 mil pessoas apresentaram a declaração em formulário de papel.

CARREGANDO :)

Segundo a supervisora regional do Imposto de Renda para Paraná e Santa Catarina, Cláudia do Nascimento Thomaz, nas últimas horas dessa sexta-feira, os computadores da Receita Federal recebiam cerca de 130 mil declarações por minuto. "Mesmo assim, não houve congestionamento e o sistema funcionou normalmente ao longo de todo dia."

Com o término do prazo, o sistema da Receita foi fechado e só será aberto novamente a partir das 8 horas de terça-feira, quando os retardatários poderão encaminhar normalmente a declaração IRPF pela internet. Neste caso, no entanto, os contribuintes já vão receber a notificação da multa pelo atraso.

Publicidade

Segundo o secretário da Receita, Jorge Rachid, o número registrado às 20 horas crescerá com a "chegada" ao sistema das declarações que estiverem congestionadas na internet pela velocidade do provedor ou pelo excesso de tráfego. A partir desta data, a entrega só poderá ser feita pela internet (com a utilização do Receitanet) ou em disquete, exclusivamente nas unidades da Receita Federal. A multa para entrega fora do prazo é de 1% sobre o valor do imposto devido, se for o caso, sendo no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do total a ser pago. Para quem não tem imposto a pagar, a multa é fixa, no valor mínimo. O contribuinte que quiser retificar a declaração já entregue deve usar as mesmas formas.

Prazo final

525 mil declarações das 22 milhões enviadas no prazo à Receita Federal, foram preenchidas no modelo simplificado, pela internet. 400 mil foram feitas no formulário de papel.