O Diário Oficial da União publica nesta sexta-feira (13) decreto que antecipa o pagamento de 50% do 13º salário aos aposentados e pensionistas. O adiantamento dos 50% da gratificação é pago desde 2006 e resulta de acordo firmado entre o governo e as entidades representativas. O dinheiro, segundo o Ministério da Previdência será liberado com a folha de agosto e depositado entre os cinco últimos dias úteis do mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro.
Segundo a Previdência, não tem direito ao 13º quem recebe os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Para quem passou a receber o benefício depois de janeiro, o valor será calculado de forma proporcional. Os segurados que estão recebendo o auxílio-doença terão uma parcela menor que os 50%.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Concessões e PPPs atraem R$ 372 bilhões em investimentos privados até 2029
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast