O déficit fiscal dos Estados Unidos caiu em novembro pelo segundo mês consecutivo, para 137,3 bilhões de dólares, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12) pelo Departamento do Tesouro.
A queda equivale a 9% em relação a igual mês de 2010. Os analistas esperavam uma queda menor, para 139,5 bilhões de dólares.
Novembro é o segundo mês do ano fiscal nos Estados Unidos. Apesar da queda, foi o mês número 38 no vermelho para o Estado federal.
Esse resultado deve-se a um aumento de 2% das receitas, para 152,4 bilhões de dólares, e uma queda de 3% dos gastos, a 289,7 bilhões de dólares.
O déficit acumulado nos dois primeiros meses do ano fiscal 2011-2012 alcança assim 235,8 bilhões de dólares, 19% a menos que em igual período do ano anterior.
Os Estados Unidos registraram um déficit fiscal de 1,297 trilhão de dólares em 2010-2011, equivalente a 8,7% do PIB americano, segundo dados revisados do Tesouro.
Para o período atual, a Casa Branca espera levar o déficit a menos de 1 trilhão de dólares pela primeira vez em quatro anos, a 956 bilhões de dólares ou 6,1% do PIB.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast