Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preços

Deflação do IGP-M surpreende

Mais uma vez os produtos agrícolas pressionaram o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) para baixo. O indicador fechou abril com deflação de 0,42%, depois de já ter apontado queda de 0,23% no mês anterior, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No acumulado de 12 meses o IGP-M registra deflação de 0,92%. No ano, entretanto, ainda tem alta de 0,27%. Os preços dos produtos agrícolas no atacado caíram, em média, 3,03%, mais do que em março – quando o recuo foi de 2,36%. Com isso, o IPA (Índice de Preços por Atacado) acelerou a deflação de 0,48% para 0,77% no período comparado.

Os destaques de queda no atacado em abril ficaram com a laranja, que recuou em média 19,45%, aves (-9,28%) e milho em grão (-8,31%). No varejo, entretanto, os preços apresentaram alta média de 0,22%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), a mesma variação de março.

Dos sete grupos que compõem o índice de varejo da FGV, apenas dois apontaram quedas: Alimentação (- 0,06%) e Educação, Leitura e Recreação (- 0,24%).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros