A multinacional americana Dell, maior fabricante mundial de computadores, está sendo acusada de fraude por grupos de consumidores chineses que estão recorrendo aos tribunais. Segundo o jornal "China Daily", a Dell pode enfrentar centenas de processos de consumidores que alegam que a empresa vendeu computadores com microprocessadores de qualidade inferior à anunciada.
Vários usuários, que se sentem lesados com o mau funcionamento dos computadores semi-novos, conseguiram comprovar que o chip instalado no PC não equivalia ao encomendado e decidiram levar a Dell aos tribunais.
Segundo o jornal, a primeira denúncia formal foi apresentada por um consumidor no dia 26 de julho em Xangai, leste da China, e a segunda, uma ação conjunta movida por 19 consumidores, foi registrada no último dia 8 de julho, em Xiamen, cidade a sudeste do país. De acordo com o "China Daily", outros consumidores registraram suas queixas em fóruns de discussão e órgãos de defesa na internet, um volume que pode passar de 500 usuários que se dizem lesados.
- A Dell fraudou estes consumidores chineses e deveria ser multada de acordo com a lei - defendeu Guo Zhongfang, advogado do grupo que move ação conjunta, em declaração ao "China Daily".
- O pior é que (representantes da Dell) foram arrogantes e têm ignorado as queixas dos consumidores - acrescentou.
Representantes da Dell na China garantiram ao jornal que formalizaram pedidos de desculpas pelo erro, oferecendo indenizações aos clientes insatisfeitos.
Não é a primeira vez este ano que a Dell se depara com problemas envolvendo consumidores asiáticos. Em junho, um notebook da marca explodiu no Japão durante um evento, provocando repercussão em todo o mundo com imagens do incidente circulando na internet.