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A companhia aérea norte-americana Delta Airlines investirá 100 milhões de dólares por uma participação minoritária no capital da Gol, ampliando seu acesso ao maior mercado da América Latina e dando à empresa brasileira mais capital e uma importante sócia com malha internacional.

A entrada da Delta no capital da Gol será por meio da compra de recibos de ações em Nova York da empresa brasileira representativos de papéis preferenciais na Bovespa. A Delta se dispôs a pagar 22 reais por ação preferencial da Gol, um prêmio de quase 50 por cento em relação ao preço de fechamento na terça-feira, de 14,96 reais.

Na bolsa paulista, às 12h29, o papel da Gol exibia valorização de 5,41 por cento, a 15,77 reais, após o anúncio da operação com a Delta. O Ibovespa tinha queda de 0,7 por cento.

O aumento de capital será de cerca de 280 milhões de reais, incluindo o direito de subscrição dos demais acionistas da Gol, segundo fato relevante. O Conselho de Administração da Gol se reunirá em 21 dezembro para deliberar sobre o aumento de capital.

Além de ingressar no capital da Gol, a Delta irá assumir os contratos de arrendamento de duas aeronaves Boeing 767 e suas peças sobressalentes da Gol.

"A Delta viu valor nisso e é mais uma coisa que complementa a gente", disse o vice-presidente financeiro da Gol, Leonardo Pereira, em teleconferência com analistas.

Segundo cálculos da Gol, os aviões parados gerariam uma despesa de 50 milhões de dólares até 2014, incluindo gastos com manutenção, leasing e devolução dos aviões.

A entrada da Delta no capital da Gol ocorre em meio a um movimento global de consolidação no setor aéreo, que enfrenta preços de combustíveis em alta e demanda reprimida por viagens em boa parte do mundo.

Mesmo no Brasil, o tráfego aéreo de passageiros que vinha crescendo dois dígitos nos últimos anos deve desacelerar a expansão em 2012 para um dígito.

A maior rival doméstica da Gol, a TAM, trabalha no processo de fusão com a chilena LAN para criar o maior grupo de aviação da América Latina.

FROTA PADRONIZADA

"Estamos mais próximos do que estivemos de ter uma frota padronizada. Isso com certeza agrega valor para a Gol", afirmou o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Júnior, a analistas.

Com a aliança, Delta e Gol ainda vão ampliar acordos de compartilhamento de voos, "permitindo à Delta colocar seu código em mais voos Gol no Brasil, Caribe e América do Sul, e à Gol colocar seu código em serviços Delta entre Brasil e Estados Unidos, e a partir dos Estados Unidos para outros destinos", conforme a empresa.

Segundo a Gol, a parceria não implicará na adesão da empresa a uma aliança global de companhias aéreas.

"(O acordo) agrega para a Gol a possibilidade de compartilhar os voos da Delta permitindo maior facilidade nas conexões e maior número de destinos", disse o presidente da Gol.

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