A procura das empresas brasileiras por crédito diminuiu em outubro, assim como havia ocorrido em setembro. Dados divulgados hoje pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito, mostram que a quantidade de empresas que buscou crédito caiu 4,4% em outubro, na comparação com setembro. Em relação a outubro do ano passado, houve alta de 2,5% no mês passado.
Apesar do recuo em outubro, na comparação mensal, a demanda por crédito acumula alta de 6,9% de janeiro a outubro de 2010, ante igual período do ano passado. De acordo com os técnicos da Serasa Experian, o recuo da demanda por crédito em outubro ante setembro está ligado à "sazonalidade do período, dado que a atividade produtiva, sobretudo no setor industrial, é mais fraca no último trimestre do ano".
Para os analistas, a queda na demanda por crédito entre as empresas, no mês passado, "não pode ser encarada como uma reversão de tendência". "A expectativa é que, nas comparações anuais (em relação aos mesmos meses do ano passado), a demanda das empresas por crédito deverá continuar registrando variações positivas ao longo do quarto trimestre de 2010."
Microempresas
Na análise por porte, as microempresas reduziram a demanda por crédito em 4,6% em outubro ante setembro, enquanto as médias empresas registraram baixa de 0,4% na mesma base de comparação. A procura por crédito entre as grandes empresas subiu 0,6% no período. Todos os setores apresentaram recuos em suas taxas de procura por crédito em outubro ante setembro: indústria (baixa de 3,9%), comércio (queda de 3,9%) e serviços (recuo de 5,3%). O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito tem como referência uma amostra de 1,2 milhão de CNPJ, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.