As previsões de uma retomada mais robusta na atividade econômica em 2013 sugerem maior demanda de consumidores por crédito no próximo ano. "A busca por crédito está voltando aos poucos, até porque a inadimplência está em tendência de queda", diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
O indicador de perspectiva de crédito da Serasa Experian avançou pelo segundo mês consecutivo em agosto depois de uma sequência de nove quedas seguidas até julho. O índice busca antever o comportamento das concessões para um período futuro de seis meses. A alta de agosto foi de 0,1%.
Nos últimos meses, a demanda por crédito refletiu aumento da alta da inadimplência, que deixou bancos e financeiras mais conservadores na análise e nos empréstimos. Por outro lado, o consumidor diminuiu o seu apetite por novos financiamentos para ter espaço para "acertar as contas".
Segundo o Banco Central, a média diária de concessões de crédito para pessoa física caiu 1,2% em agosto em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o economista da Serasa Experian, o crescimento mais significativo das concessões de crédito ao consumidor depende de reduções consistentes do nível de inadimplência, que ainda se encontra em patamar elevado, apesar da existência de sinais que apontam para seu recuo no curto prazo: desaceleração do volume de negativações nos últimos três meses em junho o recuo foi de 0,5%, em julho foi de 1,5% e em agosto ficou em 0,2%.
Serviço
Com a alta da inadimplência hoje em 7,9% para os atrasos acima de 90 dias a Serasa Experian lançou ontem um novo serviço gratuito, o Limpa Nome, que usa a internet para facilitar a comunicação entre consumidores com pendências financeiras em atraso e empresa credora. No site da Serasa, as empresas poderão oferecer descontos na dívida, condições de pagamento diferenciadas e até o boleto para o pagamento.
O devedor receberá uma carta de negativação com uma senha. Com o código e o próprio CPF, ele entra no site e tem acesso a todas as suas dívidas com companhias que estiverem usando no sistema. A expectativa da Serasa é enviar, em um primeiro momento, 200 mil cartas a devedores, mas a meta é atender 10 milhões de pessoas até o fim do ano.
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